HPV: Vacina tem eficácia de 98% em que segue corretamente o cronograma de vacinação

O Ministério da Saúde, pelo segundo ano seguido, através do Programa Nacional de Imunização (PNI),  fornece gratuitamente a vacina de prevenção contra o vírus do HPV. A vacina quadrivalente, oferecida pelo SUS, está disponível desde o início deste mês e atende a meninas de 9 a 11 anos. A proteção tem uma eficácia de 98% para quem segue corretamente o cronograma de vacinação.

Já comprovada a sua eficácia, a vacina contra o vírus HPV protege mulheres que ainda não começaram a vida sexual, portanto, não tiveram nenhum contato com vírus. Houve uma aumento dos casos nos últimos dez anos de 28,6%. Sendo que em 2002 eram 4.091 óbitos, já em 2012 os números de mortes passaram para 5.264, segundo dados do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicado pelo Ministério da Saúde e INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O Ministério da Saúde fez parcerias para a produção da vacina contra o vírus do HPV. Um investimento que custará R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina durante cinco anos, período necessário para a transferência de tecnologia ao laboratório brasileiro. A previsão do ministério para 2015 é adquirir 11 milhões de doses.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem