Grupo de caminhada fitness incentiva manter a boa forma

Sileide Azevedo

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, colheram dados de cerca de 717 mil pessoas de 46 países, usuárias do aplicativo Argus, que monitora o rendimento das atividades físicas, e concluíram que, entre esses, os brasileiros foram os que menos contabilizaram exercícios. Ou seja, o Brasil seria o país mais sedentário do mundo.

Para fugir das estatísticas, três amigas se juntaram no final do mês passado e criaram o grupo Fitness Walk (caminhada fitness). O objetivo delas é fazerem caminhadas diariamente para emagrecer e alcançarem a boa forma física e mental. “A atividade física não é só importante para se manter em forma, mas ela também trabalha com o nosso psicológico, por isso que faz tão bem a saúde. Nós caminhamos por um objetivo e acabamos conquistando muitos outros”, declarou Laíze Souza uma das mentoras do grupo.

A primeira ideia das amigas era de apenas se exercitarem para saírem do “comodismo” diário que acabou levando-as ao sedentarismo. Mas logo o projeto ganhou força da própria família delas e hoje, com apenas duas semanas que começou, o grupo já conta com 10 componentes, onde apenas duas delas não fazem parte da família das idealizadoras. “Eu cheguei hoje no grupo e já estou gostando”, garante Mara Brasil.

Com o objetivo de incentivar a ninguém desistir da caminhada, Gecyane Bezerra, a segunda criadora do grupo Walk sugeriu que quem perdesse mais peso no mês fosse recompensado por sua conquista. “Tivemos essa ideia para que ninguém viesse abandonar a missão no meio do caminho. Aqui é proibido desistir. O limite de todo mundo precisa ser respeitado, claro, mas desistir? Isso é proibido.”, garante.


Mas, para receber o prêmio equivalente a cem reais, o competidor precisa seguir à risca as regras que foram estabelecidas em comum acordo pela equipe do Fitness, a fim de impor limites aos métodos de emagrecimento que cada um dos participantes poderão usar. “Foi acertado que todos podem consultar o seu médico de confiança e seguir as suas orientações, mas ninguém poderá fazer nenhum tipo de cirurgia para emagrecer. Nós temos que emagrecer naturalmente, fazendo dietas e caminhando”, explica Viviane Carvalho.

Além disso, eles também se pesaram antes de darem início a sua maratona para que as organizadoras possam saber quem perdeu mais peso durante um mês de caminhada e de dietas. “No primeiro dia, antes de começarmos a andar, nós nos pesamos juntos e anotamos o peso que tínhamos num caderno para quando completar um mês nós sabermos quem perdeu mais peso e pagarmos o prêmio incentivo”, garantiu o participante Adielson Santos.

As regras são poucas, mas os membros do grupo lembram que precisam ser respeitadas por todos para que a equipe reconheça e pague para o vencedor no dia da pesagem o valor arrecadado dos outros membros. “Quem conseguir perder mais peso respeitando as regras vai levar dez reais de todos os outros que perderam menos”, completou o competidor, Luís Carlos Souza. “O dinheiro em si não é o mais importante, mas é inegável que ele nos dá um gás extra para nos dedicarmos a nossa missão de emagrecer”, afirmou Devenilson Azevedo, que assim como as suas tias, primas e esposa, também aderiu ao projeto “Fitness Walk” e está empolgado para emagrecer de 5 a 7 quilos.

Especialistas apoiam quem toma a iniciativa de se exercitar e garantem que a caminhada e a corrida previnem e tratam diversas doenças, como a hipertensão. Contudo, é importante lembrar que quem vem de uma vida sedentária não deve correr no primeiro momento para evitar lesões e até complicações mais graves. Ainda segundo o médico Roberto Miranda a corrida, por exigir mais da pessoa, é indicada apenas para quem já tem aptidão e um condicionamento físico melhor do que quem ainda não tem o hábito de fazer atividades físicas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem