Quem Somos



A Agência Experimental de Jornalismo (AEJ Unime), um projeto do Curso de Jornalismo da Unime – Salvador, pretende cumprir o papel definido pelo Plano Nacional de Extensão Universitária do Ministério da Educação. Neste Plano, a Extensão é definida como um “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade”.

Entre os objetivos da Extensão, destacam-se: o papel “indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade; e na relação bidirecional entre a universidade e a sociedade, de tal modo que os problemas sociais urgentes recebam atenção produtiva por parte da universidade”.

A partir de 2017, AEJ-Unime diversifica a sua pauta, mas continua a trabalhar, principalmente, com uma linha editorial voltada para cultura, direitos humanos e minorias e jornalismo comunitário, buscando dar voz às comunidades que não têm voz, que são muitas vezes retratadas na grande mídia de forma preconceituosa e estereotipada. Um jornalismo que dar ênfase ao local, contribuindo para construir uma consciência de cidadania.

A agência é integrada por alunos que exercem as atividades de forma voluntária ou matriculados na disciplina Estágio Supervisionado, sob a coordenação de dois professores do Curso de Jornalismo. A produção de notícias, reportagens, vídeo, áudio e fotografias pelos discentes contribui para o seu crescimento acadêmico, profissional e de cidadania.

Post a Comment