Uso de drogas e brigas foram principais causas de apreensão de adolescentes no Carnaval 2015

Com objetivo de monitorar as ações policiais de apreensão de adolescentes durante o carnaval de Salvador, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou o projeto Adolescente Proteja!. Cerca de 40 agentes de direitos humanos visitaram a sede da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e seus postos nos circuitos da festa para observar e registrar os casos.

O relatório final do trabalho aponta 146 apreensões de adolescentes, sendo que 53 foram motivadas por uso abusivo de substâncias psicoativas e 52 por rixas entre grupos. O roubo está classificado em 3º posição (18 casos), seguido do uso de armas (13), das quais sete casos foram de arma de fogo. Furto aparece por último, com 10 ocorrências.    

Os dados apontam também que 70,5% dos jovens conduzidos para a DAI durante os seis dias de carnaval em Salvador estavam sendo apreendidos pela primeira vez e 76,7% não causaram lesões corporais em função do ato infracional cometido. O relatório da SJDHDS mostra que a maior parte das apreensões de adolescentes pela DAI aconteceu no domingo de carnaval (21,9%), dia 15/02, no posto da Piedade.

Fonte: SJDHDS

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem