Após 95 anos, cadeira de Jubiabá retorna ao Terreiro Mokambo

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (28), o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) devolveu ao Terreiro Mokambo, no Trobogy, a cadeira do Babalorixá Severiano Manuel de Abreu, o Jubiabá. O objeto sagrado, que foi retirado do terreiro há mais de 90 anos pela polícia, era mantido em um museu desativado no próprio instituto.

O processo de devolução começou em 2010, quando um grupo do terreiro, responsável por organizar o acervo do memorial Mokambo, identificou que a cadeira estava no IGHB.

O Tata Anselmo, sacerdote do terreiro, afirmou que “não é uma vitória para o seu terreiro, é para a história do povo afro que sofreu violentas perseguições religiosas", disse. Ele se refere às perseguições policiais aos candomblés muito comuns na década de 20, onde a polícia sequestrava e levava objetos como troféus.

Jubiabá teve sua casa, no Alto da Cruz do Cosme, invadida pela polícia no dia 5 de outubro de 1920. Na ocasião, a cadeira de comando do zelador de Mãe Nksi foi levada e ficou por 95 anos sob posse do IGHB.

Com informações de SEPROMI

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem