Terreiro de candomblé é tombado como Patrimônio Cultural de Camaçari

O terreiro Unzó Tatêto Lembá, localizado no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi tombado como Patrimônio Cultural, na última terça-feira (10). A cerimônia foi marcada com festa, rituais e homenagens envolvendo lideranças religiosas e políticas de Camaçari e de Salvador.

O processo de tombamento foi iniciado em 2011, pela Secretaria Municipal de Cultura. Para o prefeito de Camaçari, Ademar Salgado, o objetivo da ação é “garantir o direito à cultura, ao patrimônio cultural e à manutenção das manifestações culturais e religiosas, além de combater a discriminação e a intolerância, promovendo a valorização e a preservação das religiões de matrizes africanas”. 

O terreiro Lembá tem 26 anos de funcionamento e vem se destacando nos últimos anos pela preservação da ancestralidade e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade, principalmente no âmbito educacional. Atualmente o terreiro abriga a Escola Zumbi dos Palmares, atendendo 126 estudantes do ensino fundamental I, e é exemplo de convivência entre pessoas de diferentes crenças e etnias. O equipamento também é referência na aplicação da Lei 10.639, que determina a introdução de temas ligados à cultura afro-brasileira nas unidades de ensino, e no compromisso com a igualdade e combate à intolerância religiosa.

Com informações do SEPROMI / Imagem: ASCOM-BA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem