Encontro discute direitos das pessoas com albinismo

Um encontro entre a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, e os representantes da Associação das Pessoas com Albinismo do Estado da Bahia (Apalba) discutiu os direitos dos albinos. O evento foi realizado na sede da Sepromi, em Salvador, na última segunda feira (12).

Dentre as pautas debatidas, foram destacadas questões como assistência integral em saúde; acesso à educação contextualizada; geração de emprego e renda por meio de projetos envolvendo reciclagem e confecção de roupas para proteção solar; acessibilidade e combate à discriminação.

Um dos integrantes da comissão de ética da Apalba, Joselito Luz, revelou que o albino se esconde da sociedade por causa do preconceito e destacou a importância que a Sepromi tem juntou com o governo para políticas públicas ligadas a esse público.

De acordo com Fabya Reis, dentre as prioridades da gestão da Sepromi, estão as providências junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), para cessão de imóvel que sediará a Apalba, no Centro Histórico de Salvador. A discussão será aprofundada nos próximos dias.

A Apalba, que completou 15 anos nesse ano e possui aproximadamente 550 cadastrados, contou com uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 2 de setembro pelo aniversário da instituição.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem