Centro Referência busca resgatar a cidadania LGBT

O Centro Municipal de Referência LGBT, inaugurado em março deste ano na capital baiana, é um espaço de atendimento psicológico e social, de orientação e encaminhamento jurídico à comunidade LGBT em situação de violência. Contribui para o fortalecimento dos LGBTs e o resgate da sua cidadania e direitos sociais.

Segundo o coordenador do Centro, Vida Bruno, já estão sendo planejados mais serviços que serão disponibilizados até o próximo semestre. “Muitas vezes as pessoas chegam aqui desesperadas esperando, além dos serviços que oferecemos, como proteção pessoal, por ter sido ameaçada, ou algo do tipo. Orientamos e fazemos o encaminhamento necessário para atender sua demanda. Com base nisso, estamos verificando a possibilidade de um plano de segurança pessoal”, afirmou.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Avenida Oceânica, no Rio Vermelho. O atendimento conta com uma equipe que está presente diariamente, composta por coordenador, psicólogo e assistentes sociais.

Em caso de denúncia, a vítima é informada sobre os serviços oferecidos e orientada como proceder de acordo sua necessidade, de modo a fortalecer sua autoestima e ampliar seu nível de entendimento sobre as relações de gênero e sexualidade.

Além dos serviços oferecidos, o Centro também promove eventos como palestras que abordam diversos temas voltados para o grupo LGBTs e oficinas. As palestras são abertas para o público de todo gênero, com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas quanto ao sofrimento que é causado com a discriminação e como é importante respeitar o outro sem distinção.

Quem precisar de atendimento pode se dirigir ao Centro e terá a orientação necessária ou entrar em contato pelo telefone (71) 3202-2757. As denúncias também podem ser feitas online através do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT.

Por Vítor Silva

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem