Dia Internacional da Menina denuncia a desigualdade de gênero

O Dia Internacional da Menina é uma data recente, fora criada pela ONU em 2012, no dia 11 de outubro, para celebrar os progressos e fortalecer a luta na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes.

A data pretende criar e ampliar a conscientização para a desigualdade de gênero no mundo e partiu de uma campanha denominada Because I Am a Girl, promovida pela ONG Plan International. A ideia é empoderar as futuras mulheres através da educação. O tema este ano é, em livre tradução, “Progresso das meninas = Progresso dos Objetivos: dados sobre a situação mundial das meninas”.


Para que se possa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é essencial enfrentar os problemas que impedem as meninas de progredirem. E entre estes problemas, um dos mais alarmantes é o casamento infantil. Cerca de 700 milhões de mulheres atualmente no mundo se casaram antes dos 18 anos. Entre estas, 1/3, antes dos 15 anos!!

O problema do casamento infantil é que geralmente implica no fim da educação e nos riscos maiores de as meninas sofrerem violência por parte do companheiro/marido. Veja aqui o site oficial da campanha.

Brasil - Uma pesquisa feita com mais de 1.700 meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil, em 2013 - "Crescendo entre direitos e violências" revela um panorama alarmante. As informações levantadas denunciam um contexto de desigualdades de gênero, que prejudica o pleno desenvolvimento de suas habilidades para a vida.

Enquanto 76,8% lavam louça e 65,6% limpam a casa, apenas 12,5% dos seus irmãos homens lavam a louça e 11,4% dos seus irmãos homens limpam a casa. Além disso, segundo o levantamento, uma em cada cinco meninas conhece outra que já sofreu violência, e 13,7% das meninas de 6 a 14 anos trabalham ou já trabalharam. A pesquisa está disponível online e pode ser baixada por qualquer pessoa, neste link.

Fonte: GreeMe e Catraquinha

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem