Ato pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Salvador

Homens, mulheres, artistas e autoridades uniram forças contra a violência de gênero, no último domingo (11), quando participaram da Caminhada Eles por Elas, parte de uma campanha mundial idealizada pela ONU Mulheres e realizada na Bahia pelo Governo do Estado. O ato, no Dique do Tororó, em Salvador, marcou o encerramento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em solo baiano, uma mobilização anual que acontece entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro.

De acordo com a secretária de Política para Mulheres (SPM-BA), Olívia Santana, o objetivo da ação, é mobilizar toda a população, sobretudo, o público masculino para a causa, remetendo à data 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, também acompanhou as atividades.

"Essa é uma campanha mundial criada pela ONU Mulheres que a Bahia adotou. Nós já fazemos ações de conscientização e encorajamento para as mulheres, mas elas são as vítimas. É necessário causar uma mudança na maneira que os homens enxergam as relações", afirma a secretária.


A relações públicas, Sazana Martins, participou da caminhada ao lado do namorado, o psicólogo Steve Carvalho. Para ela, perceber a adesão do companheiro proporciona maior sensação de segurança.

"Ele carregar a bandeira de combate à violência contra a mulher junto comigo me mostra que fiz a escolha certa em assumir relacionamento com ele. É muito importante para mim, mulher e negra, ter essa segurança", destaca.

Para Steve, ele apenas reforça uma luta que é de todos. "É muito importante ações como esta de conscientização do público masculino. O homem precisa ter a consciência de que precisa respeitar e valorizar as mulheres, sem essa de sexo frágil", afirma.

O gerente de RH, Gilvan Cerqueira, também é um dos homens que milita no combate à violência de gênero. Ele busca sempre reforçar o respeito às mulheres nas políticas de gestão de pessoas. "Sempre participo de ações como esta. Levo esses valores para o ambiente de trabalho, onde ainda existe muita desigualdade e violência. Acho que se cada um fizer sua parte, vamos conseguir mudar esta triste realidade", ressalta Cerqueira.

A campanha é uma mobilização que consiste na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. No Brasil, tem início antecipado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, configurando assim 21 dias de ações pelo fim da violência contra a mulher.

Fonte: Sepromi

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem