Coleta de lixo no horário de pico dificulta a vida dos moradores de Sussuarana

Foto: Luan Farias/Facebook
Localizada na Avenida Ulisses Guimarães, o bairro de Nova Sussuarana é uma região bastante movimentada, pois nela está concentrada um grande número de estabelecimentos comerciais e também está próximo ao CAB (Centro Administrativo da Bahia). Por essa razão, a localidade sofre bastante com os congestionamento que são formados frequentemente.

Como se não bastassem os problemas causados pelos engarrafamento, nos últimos dias moradores do bairro vêm reclamando da coleta de lixo que está sendo realizada nos horário de pico, como é o caso do funcionário de um supermercado, que preferiu não se identificar: “A coleta de lixo é feita todos os dias às 8 horas”, reclamou.

O problema ocorre porque a caixa de lixo fica próxima ao passeio e a rua não possui pistas duplas, ocasionando uma grande fila de carros e congestionamento no local. “A gente procura ajudar, eu falo com eles pra não estacionar próximo à pista, mas um ou outro deixa o carro em local proibido e acaba engarrafando”, declarou o funcionário do supermercado em relação aos caminhoneiros que estacionam o veículo em local proibido.

Em uma rede social, Luan Farias, outro morador do bairro, registra o exato momento em que o caminhão faz a coleta no horário de pico e desabafa: “Isso só se vê aqui em Sussuarana. Olha que coisa maravilhosa! Em pleno horário de pico com movimento intenso de carros e ônibus o motorista do caminhão do lixo atravessa o veículo no meio da rua e trava tudo causando um caos no bairro que já é totalmente desorganizado e um inferno!”.

O acúmulo de lixo próximo ao ponto de ônibus é outro problema que tem afetado a vida de quem precisa se abrigar no local. É o que afirma uma vendedora autônoma, que preferiu não se identificar: “Prejudicar a mim não prejudica em nada, mas prejudica o povo que pega o ônibus aqui no ponto. Tem é rato pra dá e vender”, avaliou.

Moradora do bairro há mais de trinta e dois anos, ela sugere alguma possibilidade de resolver o problema: “Que tivesse um horário certo para as pessoas jogar o lixo e o caminhão também pegar no horário certo”. Ainda menciona um período para que o lixo seja coletado sem gerar muitos transtornos aos moradores: “Se pegar de noite não atrapalha tanto e de dia atrapalha o povo que vem pegar ônibus aqui, o carro, o trânsito que fica parado, aí atrapalha".

Em contato com a Transalvador, o órgão responsável pelo trânsito na capital baiana, afirmaram que não tinham como enviar uma viatura para dar assistência todos os dias em virtude do número de ocorrências que a cidade registra diariamente. Ao procurar a Limpurb, empresa de limpeza urbana, não foi possível falar com ninguém.

Por Rivanilton Pereira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem