Competição de motocross agita o bairro de Sussuarana

No bairro de Sussuarana, localizado na periferia de Salvador, os moradores encontram uma variedade de serviços de muita importância no dia-a-dia, como supermercados, bancos, farmácias, advogados, dentre outros. Agora, a comunidade conta também com uma pista de motocross, às margens da Avenida Ulisses Guimarães.

Nos dias 18 e 19 de março deste ano, o espaço recebeu a segunda etapa da corrida Sussupak, promovida por Daniel de Jesus, um dos idealizadores do projeto. A competição teve o apoio da FBA (Federação Baiana de Automobilismo), além de outros patrocinadores. A competição contou com pilotos consagrados que já disputaram campeonatos baianos e brasileiros de motocross.

Daniel de Jesus (esquerda) e Popó, idealizadores do projeto
O local da disputa é conhecido como o “Campo do Arenoso”, que mesmo estando abandonado, muitas pessoas utilizam o espaço para jogar futebol. Por ser uma área imensa, em 2015, Daniel de Jesus e José Apolinário dos Santos investiram R$10.000 para a construção da pista. “Indescritível, porque você vê que era um terreno abandonado, isso aqui servia para várias coisas que não há nem interesse de falar aqui e hoje você vê a galera ta andando, ta se divertindo, famílias vêm pra aqui poder usufruir disso aqui”, desabafa Daniel.

Mas não foi fácil, precisou de muito empenho das pessoas que estavam dispostas a qualquer sacrifício para ouvir os motores roncarem na “Onça” – nome pelo qual as pessoas chamam o bairro de Sussuarana. “A gente se deslocava para Amélia Rodrigues, Feira de Santana, Dias D`Ávila e Camaçari. Isso aqui não tem sete meses e com a união dos pilotos a gente conseguiu”, afirma Popó, um dos idealizadores da corrida.

Fabio Oliveira (Rato), piloto de motocross
Outros pilotos também participam dos treinos que acontecem todos os finais de semanas, alguns deles já disputaram competições nacionais, incentivando a prática do esporte no bairro e dando uma maior visibilidade perante os órgãos do governo. É o caso do piloto Fabio Oliveira (Rato): “Eu pratico o motocross há 27 anos na Bahia. Já participei de várias competições oficiais no estado, incluindo campeonatos baianos e três etapas intercaladas entre uma e outra de campeonato nacional.”

A pista começou a ser construída em 2015 quando Daniel se uniu a Popó e juntos fizeram um investimento financeiro. No mês de julho, será realizado mais um “treinão”, quando os pilotos melhores colocados se classificarão para uma nova bateria que vai acontecer em setembro.

A corrida de motocross em Sussuarana, além de ser um sucesso entre o público local, tem atraído alguns dos principais meios de comunicação do estado, dentre eles a TV Bahia, que no ano passado fez a cobertura do evento, inclusive com flashes ao vivo no programa Globo Esporte, além do site de notícias da Record TV, o R7.



Por Rivanilton Pereira e Maurício Barbosa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem