Por Daniel Silva
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Professora Susiane Assis
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Reinvenção é a palavra da vez para os professores, principalmente para os da Educação
Infantil. Isso porque, em tempos de quarentena, as salas de aula se tornaram telas de
computadores, o olhar nos olhos já não existe mais e os ensinamentos são gerados,
unicamente, em frente a uma câmera. Eles, agora, têm outros cargos. Além de professores, são técnicos de informática, atores e até mesmo blogueiros. Novos desafios, que surgem e estão
sendo enfrentados dia após dia. Para que os alunos não fossem prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, os professores se adaptaram em plataformas digitais, criando aulas
virtuais. Uma mudança que, de início, pareceu impraticável. “Com o passar dos dias, a
preparação das aulas se tornou um pouco mais fácil. Fizemos inúmeros testes até
encontrarmos a melhor maneira de levar conhecimento para os alunos neste período”, conta a
professora do grupo 4 da Escola Vila Crescer, Susiane Assis.
A adaptação às novas tecnologias foi só o início. Além de perderem a vergonha de falar em
frente das câmeras, outro desafio foi encontrar formas de atrair a atenção dos estudantes e
gerar interação sem que eles estejam presentes. “O professor tem quer ser o mais dinâmico
possível, não produzir vídeos longos, e abordar temas que dialoguem com a realidade da
criança, porque a educação infantil requer interação mais direta. Porém, é o caminho mais
sensato nesse momento tão difícil”, pontua.
Para instigar o engajamento dos alunos, mesmo que de forma virtual, a criatividade é
fundamental, além de facilitar a troca de informações durante as aulas. “Nós estamos
acostumados com a sala de aula, a trabalharmos com o ‘ao vivo’. Agora, a realidade é o
extremo oposto, muitas dificuldades são encontradas no meio do caminho. Precisamos
dominar os recursos audiovisuais para ministrar aula. Depois atrelar a rotina da casa (afazeres
doméstico) com a do trabalho, é muito exaustivo. No geral os desafios foram de preparar as
atividades pedagógicas virtualmente para crianças tão pequenas.”
Um novo olhar para a profissão
A Covid-19 trouxe, para todos, dias difíceis e inúmeras perdas. Mas, em contrapartida, surgiu
também a oportunidade de "enxergar" a profissão de outra forma, avalia a pedagoga. Ela também espera que muita coisa
mude daqui a frente.
“Olha, sinceramente, não vai ser isso que vai valorizar o ofício do professor daqui para frente,
infelizmente. Ainda temos muito pra lutar, mas com isso enxergo que somos mais fortes do que
imaginamos, e que ainda há esperança para a valorização social, profissional, financeira desse
ser humano tão importante na sociedade, o professor”.
Segundo Susiane, o coronavírus também ensinou que não se deve desanimar diante dos
empecilhos que aparecerem no caminho. “Devemos aproveitar esse momento para nos
desafiarmos e crescermos ainda mais. E isso serve tanto para a vida pessoal, quanto para a
parte profissional”, destaca.
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